Ao despertar, ainda
ouviu as ultimas palavras ditadas e ressoadas do Fiel Escrivão ao terminar o
seu diário.
“ - E ele disse: - Porque não dar oportunidade para meu Filho Condez Certeiro ? - Afinal ele sempre me ouve! E por sinal, com muito carinho e muito bem! Os outros tiveram tanto da minha dedicação, porque não cuidar deste meu Filho que deixei por tanto tempo sem ver?
A brisa parecia ter tomado outro destino, frente a relva que caia, manhã de um Sol leve, e prometedor, o velho sentia que havia, ainda que poucos ou rápidos, bons tempos por vir.
Sua saúde estava em jogo, não tinha condições de estender um diálogo infinito porque o pouco que tinha de vida em mente, dedicava – o, a seu trabalho para o futuro Reinado.
- É isso mesmo Erasmo, é isso mesmo que vou fazer
- O que meu Senhor?
Perguntou Erasmo, trazendo uma xícara de café enquanto seu Senhor
assistia o Sol se levantar surpreendedor
- Vou dar mesmo oportunidade para ele
- Ele quem meu Senhor ?....perguntou o Escrivão quase
gaguejando..
- Para meu filho Eduardo, vou dar oportunidade para ele.
Disse o velho sorridente, não apenas com as certezas do caminho, mas com a alegria das surpresas que viriam através de tal decisão. – E quer saber Erasmo é agora mesmo, venha, vamos. Vamos voltar ao Palácio! Disse o Rei, levantando – se e indo mudar as suas vestes para regressar
Disse o velho sorridente, não apenas com as certezas do caminho, mas com a alegria das surpresas que viriam através de tal decisão. – E quer saber Erasmo é agora mesmo, venha, vamos. Vamos voltar ao Palácio! Disse o Rei, levantando – se e indo mudar as suas vestes para regressar
- Mas... meu Senhor, o moço talvez nunca esteja sabendo de nada, o Senhor mesmo disse que mesmo próximo, nunca o chamou para perto..
O Velho parou de mexer as suas vestes, olhou para traz, para seu Escrivão, fitando –lhe os olhos e disse:
- É verdade Erasmo, eu nunca o chamei para perto, e de certa
forma me arrependo um pouco disso, me dói, nunca lhe havia dado esperança. Uma
lágrima cai no rosto do velho, enquanto volta a se sentar por tanta Emoção.
– E agora amigo
Escrivão, não sei como chamá-lo, não sei como faze – lo, parece que nele há um
segredo especial, que eu não sei o convidar, embora seja seu Pai e saber que de
alguma forma, alguma coisa ficou vivo, e permanente nele, e lhe deu esperanças
de permanecer do meu lado. E isso eu enxergo nele, mas me sinto incapaz de
estar perto dele neste momento.
- Meu Senhor ele é
seu filho!....e quem sabe se o Senhor...
- Talvez mesmo que as minhas esperanças todas estejam
morrendo....seja agora onde todas elas estão mais fortes e vivas que nunca....
e ele se torna mais especial que todos os meus sonhos Erasmo, e isso faz dele
tão especial, que não sei como seguir...
mas o que sei é que de alguma forma irei. Disse o Rei.
-Meu Senhor talvez o Senhor precise pensar um pouquinho...
dizem que com paz.. todo o destino do futuro se resolve
- Sim Erasmo, e paciência foi o que não me faltou até aqui.
Disse o Rei, apontando para todos os relatórios longos de tempos e tempos, dias, meses e anos de analise, e continuando disse:
Disse o Rei, apontando para todos os relatórios longos de tempos e tempos, dias, meses e anos de analise, e continuando disse:
- Mas o que me foi dado as mãos é essa Esperança Preciosa, e não há destino do amanhã, sem o presente de Hoje..
- Mas e se o Herdeiro, for outro filho meu Rei?
- Não cabe a mim questionar as ordens do Criador de cada
essência antes de mim, mas tenho que seguir com o que vivo hoje, se o Destino
for outro, será Certeiro que cuidará de toda ida e jornada, se eu estiver doente
e não puder ver, ou andar, ele será o sustento dos meus braços e os meus olhos
adiante. Ele será o Mordomo da minha Esperança, e estar com ele me levará onde
tiver de ir. – Ficarei com ele.
- Temo que o Senhor ainda não encontre o presente e nem
encontre o caminho do seu Herdeiro
- Ambas as buscas
terminaram. Disse o Rei, sem temor.
Com Ternura, mas um pouco irritado com tanto cansaço.
Com Ternura, mas um pouco irritado com tanto cansaço.
- Terminaram ? Mas mesmo aparentemente o Senhor sem respostas ? perguntou Erasmo
- Já tenho respostas Erasmo, ainda que não se possa ver.
Sorriu o velho Sábio. Sentindo um novo tempo. – Quando elas não são reais e não
acontecem, também são respostas com razões mais profundas.
- O que fazer então meu Senhor Rei ?
- Ir atrás das razões mais profundas, ou esquecê-las nas mãos
do tempo se for voluntário
- Poderíamos procurar razoes mais profundas Senhor, sua
sabedoria sempre encontrará..
- Não Erasmo, não tenho mais saúde para isso. Se o projeto
tiver que terminar, termina por aqui.
- Não entendo Senhor, nada de diferente aconteceu, não
tivemos nenhuma surpresa, desde quando saímos do palácio em toda a espionagem
pelo Reino, tudo segue igual e o Senhor me disse que já tem resposta?
- Sim Erasmo, a maior resposta, não é a que se acha por
fora, mas a que se encontra pelo coração conforme cada tempo, experiência,
evidencia e consideração tida e recebida até aquela hora.
- Tenho certeza que seu coração, falará com o Senhor meu Rei
- Sim, tive todo o cuidado até aqui, mas não posso
menosprezar o presente que me foi dado hoje
- Presente ? O Senhor recebeu presente ?
- Sim, entender que a vida de hoje bem vivida é o encontro
do amanhã hoje mesmo, faz toda a diferença.
- Esta bem Senhor, Felicidades e bons caminhos
- Obrigado amigo, irei precisar
Pensar que o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, precisava de bons caminhos, era estranho pronunciar e imaginar, mas trata Ele, de seus filhos, caminhos de seus corações, onde o livre arbítrio construía ou impedia algum traçar.
Então toda a comitiva – os guardas – serviçais – cozinheiros
– médicos e enfermeiros da caravana do Rei, e todos os demais, foram convocados
para voltarem de viagem, cada um para os seus acomodamentos e ao fim o Rei e
seu Escrivão para seu Palácio
Durante o caminho de volta, Erasmo foi observando e vez em quando o Rei voltava a conversar sobre o assunto e então o Escrivão arriscava..
- Rei só uma pergunta se me permite, vossa Majestade
- Sim Erasmo, você é meu amigo, pode perguntar o que quiser,
alias a amizade sempre resolverá as maiores e mais detalhistas duvidas
- Graças a vossa Amizade Excelência, posso me sentir tão
perto, ó Rei
- Sim, tem minha permissão. Disse o Rei, sorrindo e
concluindo – Mas diga-me qual a sua pergunta
- Mas e se o Herdeiro errar? Se ele não acertar ?
- Se ele errar eu o ajudarei, estarei para orientá-lo e
apoiá-lo, não haverá nada que venha interferir, apenas uma coisa somente
- Um coisa ?
- Se ele não quiser ser o Herdeiro
- Será que ele quer :?
Assim os dois foram discutindo e observando as razões pelas quais Certeiro poderia ser um bom Herdeiro preparado para o Reinado, o Pai se alegrava a cada momento de expectativas, agora até suspirando um pouco na esperança de quem sabe valer todas as decepções anteriores.
Mas algo inesperadamente acontece na chegada do Rei de volta
ao Palácio
O Rei foi comunicado que Certeiro havia se afastado sem rumo,
quando ficou sabendo que o Pai tinha ido embora. O Jovem se decepcionou, achou
que o Pai sempre o convidaria para uma ocasião como está especial. E sem
avisar, simplesmente vai embora e sai da presença de todos e do Palácio.
O jovem se entristeceu tanto por não ser convidado, que organizou seus pertences, preparou-se para uma longa e distante viagem e se foi.
Deixando o Rei , quase a beira do enfarte, e cansaço quando
descobriu o que tinha acontecido.
Mais uma vez o Rei lamenta a distancia do Filho, agora daquele que estava sempre próximo. Talvez a dor do Pai, fosse mais acentuada, visto se acostumar com a consciência da companhia mesmo a distancia do Condez
Se pôs a chorar em luto por muitos dias, mandou mensageiros por todas as partes, anunciando que quem encontrasse o conde, poderia ser recompensado pelo comunicado e ter a responsabilidade de avisar que o Pai estava aguardando o seu retorno.
Mas mesmo com a melhor das ofertas e puras intenções, o Condez não foi encontrado. Partira e parecia que era para sempre.
Os dias de angustias do Rei foram tão grande que um certo
momento, ele se enfureceu um pouco. Levantou o seu cedro e mandou chamar todos
os documentos oficiais do Reino.
Todos estavam assustados com a possível reação do Rei, deprimido por causa de seu Filho distante.
Quando os documentos chegaram, analisou papel por papel, até
que encontrou o Testamento que dava o direito do Pai escolher em Herdeiro.
Tomou o papel pela mão chorando e se aproximou das chamas. Rasgou o papel e lançou entre o fogo.
Todos se assustaram!
Estaria o Rei louco? Avançado em pensamentos e em idade? Precisaria ele me médicos? Permitiria alguma vez cuidados?
Ninguém ousava se aproximar para questionar assuntos tão
próximos. Mas todos pensavam se aperceber de que o Rei não estava bem.
Ordenou que todos se retirassem da sala do Trono após o
Edital ser anunciado, com o qual comunicou:
- A Partir de Hoje, não haverá mais Herdeiro Escolhido pelo
Rei
Todos pasmavam e se atemorizavam, porque absolutamente nada no Reino era feito sem a permissão e escolha do Rei, a influencia dELe em todas as coisas, davam sucesso em tudo o que se decidia e fazia. Era como uma maldição o que se fizesse sem a permissão do Rei, ou sua escolha, ou sua bênção!!
Não sabiam o que pensar, nem o que fazer.
Desesperado o Rei ordena que todos saíssem da sala, quase
que aos gritos
Quando Erasmo ia fechando a porta atrás de Si, o Rei disse:
- Erasmo fique, eu vou morrer Erasmo, mas tem umas palavras
que eu tenho que te falar antes disso
- Meu Senhor eu não compreendo essa decisão, mas peço que
vossa Majestade descanse e logo o Senhor estará bem e conversaremos mais tarde
- Não Erasmo, você tem que saber
- Sim Senhor
- Eu sei onde está o Presente, eu sei onde está a Herança
- O Lugar da Herança!? O Senhor sabe onde fica ? Meu Senhor
porque não fomos até lá de forma pessoal?
- Sim, esta depois do Bosque, por detrás de toda a Floresta
ao Norte, é um Reinado que dificilmente alguém chegará até lá
- Porque não podem chegar lá meu Senhor? São seus súditos
valentes?
- Não fomos por que não adiantaria ir sozinho
- Sozinho meu Rei ?
- Sem o Herdeiro Escolhido
- Me desculpe Majestade, mas peço que me explique mais
- Umas das profecias em cumprimento é que aquele Reinado só
pode entregar o PRESENTE guardado, se o Herdeiro Realmente estiver presente, e
ao lado de seu Pai.
- Então, porque o Senhor saiu ao encontro do Presente,
sabendo que não poderia ir ?
- Para chamar a atenção do Herdeiro, para despertar seu
coração, para que Ele me viesse ao encontro. Mas não deu certo. E agora até
Certeiro me deixou.
- Entendo. E como é esse Reinado meu Senhor ?
- Ali Impera para sempre um Reinado chamado da Purificação e
dificilmente alguém é liberado para entrar –lá .
- E quem Governa por ali meu Rei ?
- É uma Jovem Princesa, seu nome é PUREZA e seu sobrenome é
DO REI.
Princesa PUREZA DO REI, foi constituída ali para ser uma auxiliadora para todo o Reinado não só dela,mas de todos os demais. Com ela está os três PODERES : A Força de toda a Terra, o Presente que se Busca e a Chave com o Baú do Tesouro para o Futuro Herdeiro.
Princesa PUREZA DO REI, foi constituída ali para ser uma auxiliadora para todo o Reinado não só dela,mas de todos os demais. Com ela está os três PODERES : A Força de toda a Terra, o Presente que se Busca e a Chave com o Baú do Tesouro para o Futuro Herdeiro.
- Não entendo Senhor, acaba de dizer que não haverá mais Herdeiro, e me desculpe Majestade, mas insisto em entender, o porque o Senhor não foi até ela, para buscar o Presente, preferiu voltar.
- Seria mais conveniente Erasmo, buscar o Presente, depois
de ter certeza de quem era o HERDEIRO. É mais seguro também. Ter o tesouro em
mãos e a vista de todos, quando já se tem um Dono, livra o próprio Tesouro de
toda a cobiça alheia.
Então o Rei se angustiou mais uma vez ao lembrar de sua Dor, com lagrimas e expressão de sofrimento, segue dizendo a Erasmo
- Mas estou cansado, e como o Herdeiro não foi encontrado em nenhuma parte, rasguei o Testamento. Disse o Rei, encostando sua cabeça ao lado de Erasmo, que estava atônito
- Mas meu Senhor porque rasgou o Testamento ? Me perdoe em perguntar Majestade
- Exatamente por isso Erasmo, para que seja revelado pela
vida, quem é o Herdeiro
- Como assim meu Rei ?
- Quando um Testamento é rasgado, outro entra em vigor. Como
eu não posso mais saber quem é o Herdeiro, então a Lei do Reino, passa para o
individuo que É o próprio Herdeiro, o poder de ser revelado, manifestado e levado
pelo próprio destino até a PRINCESA
- Ele não receberá de mim o Presente. Ele vai encontrar o
Presente.
- Mas e se ele não chegar até a PRINCESA PURESA DO REI, depois
do Bosque ?
- Então Erasmo tudo estará perdido, e você não tem idéia do
que pode acontecer!
Disse o Rei muito mal, e quase sem
fôlego
Então Erasmo decidiu que
conversassem um pouco mais, mais tarde. Até que talvez o Rei se recuperasse um
pouco, da sua calamidade e da sua dor.
O Rei na sua Dor adormeceu com dificuldade, mas o Criador já tinha tudo preparado.
Segundo os calculos do Arquiteto do Universo: Já estava tudo pronto. Só faltava, o momento para se ver.
Mas para quem via de primeira mão, confirmava que só a volta de Eduardo para acalmar os tumultos do Palácio.
.
O Rei na sua Dor adormeceu com dificuldade, mas o Criador já tinha tudo preparado.
Segundo os calculos do Arquiteto do Universo: Já estava tudo pronto. Só faltava, o momento para se ver.
Mas para quem via de primeira mão, confirmava que só a volta de Eduardo para acalmar os tumultos do Palácio.
.

